Depilação

18-08-2010 14:27

Desde os tempos de Cleópatra, com algumas variações culturais, as mulheres buscam o melhor método para se verem livres de determinados pêlos do corpo. Do ponto de vista médico, os pêlos não deveriam ser retirados e, portanto, não existe maneira isenta de contra-indicação.

   O pêlo é uma estrutura protéica produzida pelo folículo pilo-sebáceo sendo trocado algumas ou muitas vezes durante toda a vida, possuindo assim ciclo próprio. Há três tipos de pêlos: o vêlus, também chamado penugem, fino, curto e freqüentemente não pigmentado; o pêlo intermediário, pigmentado e mais comprido, situando-se nos braços e coxas; e o pêlo terminal, mais forte, comprido, espesso e pigmentado das sobrancelhas, cílios, cabelos, axilas, virilhas, e pernas.

   Deve-se evitar a depilação antes da primeira menstruação, uma vez que será gerada alterações irreversíveis nos pêlos. Cortá-los com tesoura não é método depilatório e não promove alterações ou prejuízos; descolorí-los com amoníaco ou derivados também não interferem no seu crescimento ou ciclo. Vale lembrar que, neste caso, a pele pode apresentar irritação ou alergia.

   No processo de depilação com lâmina de barbear, os pêlos são cortados rentes a pele, facilitando o rápido crescimento e estimulando a queratogênese, isto é, o engrossamento deles. Em geral, após certo período dessa prática o pêlo tornar-se mais endurecido e favorece o aparecimento de pêlos "encravados" , no caso de pelos mais curtos e enrolados. Estes pêlos são chamados de "ulotríquos", durante o crescimento se torcem penetrando novamente na pele, o que causa a inflamação característica de uma anomalia denominada pseudofoliculite, muito comum em barbas masculina e nas virilhas femininas. Portanto, deve ser evitada em pessoas cujos pêlos sejam muito fortes e grossos. Se a depilação for feita inadequadamente pode provocar machucaduras, encravamentos e infecções.

   Outro método bastante utilizado é a depilação com cera fria e quente . Este método promove arrancamento mais profundo do pêlo e portanto este demora mais a voltar. Em geral há enfraquecimento dos pêlos após várias aplicações, o que garante seu grande sucesso e aceitação. A cera deve ser aplicada sobre a pele totalmente limpa e seu aproveitamento deve ser evitado sob pena de transmitir infecções.

   Pessoas com tendência a encravamento de pêlos apresentam agravamento do problema com este tipo de depilação. Isto ocorre porque o folículo sofre destruição enquanto o pêlo está crescendo e quando este quer despontar já não encontra mais saída na pele. Mulheres com muita sensibilidade a traumatismos e vasos aparentes também devem evitar este método. Alem disso a tolerância à cera e infecções secundárias podem ocorrer.

   Dicas durante a depilação: Se você optar pelo uso de lâminas, prefira efetuar o corte logo após o banho, quando a pele está úmida, macia e os poros bem dilatados. Escolha

 

um produto para ajudar o deslizamento da lâmina, com textura de espuma em aerosol ou géis não espumógeno.

   Os movimentos da lâmina devem preferencialmente acompanhar o sentido em que os pêlos nascem.

  

 DICAS APÓS A DEPILAÇÃO

    

 Após a depilação é essencial proteger e tratar a área já sensibilizada, além de promover uma rápida cicatrização. Procure usar produtos em géis que tenha em sua formulação.estes componentes:

  

   Alantoina: ação cicatrizante 
   Azuleno: agente calmante e cicatrizante
   Alfa bisabolol: acalma e suaviza a pele agredida
   Vegepol: reduz a irritação cutânea, ação cicatrizante, anti-séptica e anti-inflamatória.
   Enteline: descongestionante, calmante, refrescante, reduz a descamação e eritema
   Metil glucosídeo de milho: hidratante, umectante e reduz irritação.
   Ext de camomila: Calmante, cicatrizante.
   Aloe vera: antiinflamatório, cicatrizante.

 

DICAS ESSÊNCIAIS ANTES E APÓS A DEPILACÃO, ADOTANDO O USO DE CERAS:

 

  Antes de iniciar a depilação a pele deve estar limpa.
     O ideal é fazer uma esfoliação com microesferas de polietileno com movimentos circulares.
     nunca deve-se usar álcool para fazer a higienização do local, nem antes nem após à depilação, pois o álcool desidrata a pele, expondo-a a sensibilização.
     No caso de manchas na pele ou tendências a varizes, não usar cera quente, somente depilatórios a frio.
     A cera quente deve estar sempre cremosa para melhor aderência e eficácia, não deixe-a muito quente.


 

     Não tome muito sol antes ou após a depilação.
     Não passe creme ou hidratantes após a depilação.
     Há mais sensibilidade hormonal durante o período menstrual, evite depilar-se neste período.
     Nunca reutilizar os produtos depilatórios.
     Deixem os pêlos crescerem até os mais curtinhos alcançarem os mais longos, garantindo assim só aplicação mensal.
     Não use roupas justas após a depilação.

   OBS: após a depilação só use produtos na forma de gel. Não use cremes nem loções cremosas pois entopem os poros.

 

Fonte:www.farmaverde.com.br