FIA aumentará rigor nos testes das asas na Itália
Testes extras no interior dos carros serão introduzidos
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) quer tornar os testes das das asas dianteiras flexíveis mais rigorosos para o GP da Itália, que acontecerá no dia 12 de setembro, para evitar que as equipes tirem vantagens injustas da nova peça.
A entidade máxima já havia aumentado a carga dos testes para a etapa deste final de semana, na Bélgica, mas fontes revelaram que ações mais severas serão tomadas para a corrida em Monza.
Em documento enviado aos times durante as férias de verão europeu, Charlie Whiting, diretor de prova da FIA, informou que testes extras serão realizados na área interior do carro, especialmente na borda frontal do carro.
A entidade decidiu tomar essa medida após as constantes acusações da McLaren e da Mercedes de que o modelo de asa utilizado pela Red Bull e pela Ferrari estavam fora dos padrões permitidos, dando vantagens aerodinâmicas a seus carros.
As equipes foram informadas que a análise acontecerá 380 milímetros atrás do centro das rodas frontais, em pontos de 100 milímetros em cada lado do eixo do carro.
Martin Whitmarsh, chefe da McLaren, disse que se surpreendeu com o que viu nos carros da Red Bull e da Ferrari.
- É claro que a asa não pode ter uma rigidez infinita, mas há limites que devem ser autorizados. Acho que a FIA precisa ter uma visão do que é aceitável. Cada milímetro é um ponto de pressão aerodinâmica na frente e isso melhora a traseira. Então, 25-30mm de redução vertical das placas gera um segundo por volta, por isso é substancial - analisou.
Fonte: www.lancenet.com.br