Foursquare chega aos 3 milhões de usuários
Mesmo com a concorrência do novo Facebook Places, serviço segue crescendo
O Foursquare, rede social mais badalada do momento, chegou hoje aos 3 milhões de usuários segundo o blog TechCrunch. A estreia do Facebook Places, que prometia ser um concorrente de peso, acabou por render ao Foursquare o dia em que mais novos usuários se inscreveram no site.
Se você ainda não está por dentro do Foursquare, temos algumas matérias aqui mesmo no iG Tecnologia que podem ajudar:
Aprenda como usar o Foursquare
Confira um passo-a-passo de como participar dessa rede social baseada em sua localização geográfica
Para usar qualquer rede social baseada em geolocalização como o Foursquare, o usuário pode se cadastrar por meio do site, mas precisa ter um smartphone para fazer check-in nos lugares e compartilhar mensagens com os amigos. Atualmente, existem aplicativos oficiais do Foursquare para iPhone, Blackberry, Palm ou Android. Se você tem outro smartphone, terá que acessar a versão do site do Foursquare para celulares.
O passo-a-passo abaixo foi criado a partir do aplicativo do Foursquare para iPhone, mas os aplicativos para outros modelos de smartphone funcionam de maneira similar.
1. Baixe o aplicativo
Acesse a loja virtual de aplicativos em seu smartphone, digite Foursquare na caixa de busca e clique em pesquisar. Clique no aplicativo e depois em “Instalar”.
2. Inicie o aplicativo
Após a instalação, clique no aplicativo do Foursquare. Na página inicial, clique em “Join Now”. É preciso cadastrar seus dados pessoais, como nome completo, e-mail e senha, para criar uma conta no Foursquare. Caso prefira, o usuário também pode fazer seu cadastro no site.
3. Faça login
Para fazer login, o usuário deve informar o número do celular ou e-mail cadastrado e a senha.
4. Importe amigos
Após o primeiro login, o usuário é direcionado para a página “Add friends”, por onde o aplicativo convida o usuário a adicionar amigos a partir de sua lista de contatos ou sincronizar o Foursquare com o Twitter e Facebook. O usuário precisa fazer login nessas redes sociais, para que o aplicativo importe os amigos.
| Reprodução |
![]() |
5. Linha do tempo
Após importar os amigos, o usuário entra na página principal, similar a linha do tempo do Twitter. Por meio dela, o usuário acompanha os check-ins recentes de seus amigos ou pode ver os check-ins de quem está mais próximo de sua localização atual.
6. Check-in
O botão de check-in fica no canto superior direito da linha do tempo. Ao clicar nele, o usuário selecionar um local já existente ou criar um (a partir do link “Not in list?”, no final da lista de locais) na página “Places”. Para fazer o check-in, basta selecionar um local e clicar num botão verde, o “Check-in here”. Numa nova janela, o usuário pode escrever uma mensagem de até 140 caracteres e escolher se quer ou não compartilhar o check-in com os amigos.
| Reprodução |
![]() |
7. Dicas
Na aba “Tips” que significa dicas, em português, o usuário encontra comentários de outros usuários sobre os lugares próximos a sua localização atual. O usuário pode se programar para experimentar as sugestões dos outros usuários ao importá-las para a lista “To Do”. É só clicar na dica e depois em “I want to do this”.
8. Perfil
A aba localizada no canto inferior direito exibe o nome do usuário e o direciona para seu perfil no Foursquare. A partir dele, o usuário checa seu histórico de check-ins, sua lista de amigos, visualiza um contador que mostra de quantos lugares é prefeito (mayor) e quantas medalhas já conseguiu (badges). Ao clicar em badges, o usuário pode visualizar todas as medalhas disponíveis, mas não há dicas de como conquistá-las.
| Reprodução |
![]() |
9. Mayor
O prefeito é o usuário do Foursquare que fez mais check-ins num determinado local. Algumas empresas oferecem vantagens para os prefeitos, como descontos e brindes.
Conheça 8 dicas para usar o Foursquare
Ao seguir conselhos simples, usuário pode tirar o máximo proveito das redes sociais baseadas em geolocalização
Apesar de menos populares entre os usuários do que outras redes sociais como Twitter e Facebook, as redes sociais geolocalizadas, como Foursquare e Gowalla, já chegaram ao Brasil. Por meio delas, os usuários monitoram onde os amigos estão e se informam sobre lugares interessantes próximos à sua própria localização geográfica.
Informar a localização na internet, no entanto, exige cuidados. Confira oito dicas do iG para usar as redes sociais com geolocalização sem arriscar sua segurança – ou até sua reputação:
1. Evite fazer check-ins em lugares que possam alarmar amigos e familiares, como hospitais ou delegacias. Se fizer, lembre-se de incluir uma mensagem com o motivo que o levou até lá.
2. Cheque periodicamente quem segue o seu perfil nas redes sociais. Pessoas que você não conhece podem usar ou fornecer sua localização para cometer crimes.
3. Não divulgue o endereço de sua casa em redes sociais de geolocalização. Pessoas mal intencionadas podem usá-lo para invadir sua casa quando você fizer check-in em outro lugar ou para fazer visitas indesejadas quando você estiver em casa.
4. Analise as condições do lugar onde você está antes de fazer check-in. Não é uma boa ideia indicar que você está sozinho em um lugar pouco movimentado durante a madrugada, por exemplo.
5. Não faça check-in em redes sociais de geolocalização se estiver bêbado. O usuário precisa estar consciente das informações que postará para evitar consequências constrangedoras.
6. Toda vez que acessar redes sociais baseadas em geolocalização, leia as janelas de aviso antes de clicar em Permitir. Por meio dessas janelas, os aplicativos de redes sociais pedem sua autorização para indicar sua localização.
7. Leia com atenção a política de privacidade da rede social de geolocalização que você usa e aprenda a configurá-la de modo que suas mensagens fiquem disponíveis apenas para seus amigos e não para qualquer usuário na internet.
8. Redes sociais de geolocalização podem, em geral, compartilhar suas mensagens em outras redes sociais mais populares, como Twitter e Facebook. Antes de permitir isso, pondere se é conveniente compartilhar onde você está com todos os seus contatos dessas redes.
Fonte: www.ig.com.br



